O Banco Mercedes-Benz (BMB) será pioneiro na operação da linha de financiamento do BNDES, utilizando recursos do Fundo Clima para iniciativas de energia e transporte limpos. O acordo firmado entre o banco estatal e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) prevê a destinação de até R$ 10,4 bilhões, com o BNDES planejando desembolsar R$ 32,1 bilhões até 2026.
Criado em 2009, o Fundo Clima possui duas modalidades: uma não reembolsável, gerida pelo MMA, e outra voltada para financiamento, administrada pelo BNDES, com taxas diferenciadas. A linha de financiamento tem como objetivo apoiar projetos que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, estando disponível para empresas, estados e projetos de descarbonização.
As empresas interessadas poderão financiar até 100% do custo de bens e equipamentos que estejam alinhados com projetos sustentáveis, com prazos de pagamento de até 180 meses e carência de até 60 meses. As taxas de juros são fixas, podendo chegar a 10,33% ao ano.
Leia mais: https://www.infomoney.com.br/economia/banco-mercedes-benz-fara-operacao-da-linha-de-financiamento-do-bndes-com-fundo-clima/