O futuro das vendas está em um aperto de mãos

O processo de vendas evoluiu ao longo dos anos devido às mudanças tecnológicas que ocorreram, principalmente com a chegada das revoluções industriais. Oferecer um produto ou serviço a um grupo alvo específico e garantir que exista uma percepção de valor é o que torna esse processo tão importante.

Neste cenário, a tecnologia tem sido uma das grandes molas propulsoras por trás das mudanças na sociedade ao longo dos séculos. Ela tem sido a responsável por acelerar o progresso e transformar o mundo em que vivemos. A Segunda Revolução Industrial (1870–1914) foi particularmente importante para o desenvolvimento de várias invenções que mudaram em muito a forma como vivemos. Entre elas, destacam-se o motor à combustão, o motor elétrico, a lâmpada incandescente, os trens a vapor, as ferrovias, os navios de aço, o automóvel, o telégrafo, o telefone, a televisão, os plásticos, os fertilizantes e outras.

É consenso que a Segunda Revolução Industrial modernizou várias tecnologias da Primeira Revolução, e que essa tendência se manteve nas revoluções tecnológicas seguintes. Por exemplo, a Terceira Revolução Industrial foi responsável por equipamentos operando de forma automática e a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, nasceu na Alemanha como um sistema de automação baseado em forte digitalização, que tem se aperfeiçoado e aplicado diferentes tecnologias.

A Tecnologia como ferramenta de marketing e vendas

A evolução tecnológica trazida das bases de automação e transformação digital geradas pela indústria 4.0 têm impactado significativamente as áreas de vendas e marketing, alterando a forma como os negócios são conduzidos nas relações de oferta e demanda. Como tal, é esperado que a tecnologia continue a ser um fator cada vez mais presente na forma como vendemos e compramos as coisas.

Quando pensamos nessa sequência de evolução tecnológica é possível ter a certeza de que a forma como os negócios serão feitos no futuro será completamente distinta da maneira como fazemos hoje. Pensando nas novas tecnologias de TIC (tecnologia da informação e comunicação) por exemplo, é possível perceber que a demanda dos mercados consumidores será cada vez maior e a mão de obra que irá apoiar os processos de vendas para esse mercado enorme será cada vez mais especializada e tecnológica.

O livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade” de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, apresenta como diferentes tecnologias utilizadas na indústria 4.0 podem imitar o comportamento humano (mimetizar) para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor no processo de vendas. As estratégias digitais de grandes empresas líderes em tecnologia e marketing são discutidas e apresentadas, incluindo o conceito de Martech (marketing tecnológico) que potencializa o processo de vendas. Os autores destacam que muitas dessas tecnologias são próximas da revolução tecnológica atual e indicam que a evolução tecnológica relacionada à produção de produtos e serviços será sempre acompanhada por tecnologias de mapeamento da demanda e entrega de oferta em um processo de vendas cada vez mais tecnológico e complexo. Essa tendência é irreversível e o marketing e as vendas já estão passando por uma profunda mudança com evolução cada vez mais rápida e impactante dessas novas tecnologias que são inclusive ancoradas em novos métodos e práticas de aplicação.  

A rapidez das novas revoluções e o que esperar delas

Os processos de marketing e vendas modernos são altamente dependentes de dados e tecnologia. A utilização de diferentes tecnologias tem permitido às empresas entregar valor aos seus clientes de forma mais precisa e eficiente, oferecendo a eles a oferta certa, no momento certo, a um preço adequado para o seu perfil de compra. Sendo que esse processo é realizado com um alto nível de atenção aos detalhes e qualidade dos serviços de interação com o cliente durante sua jornada de compra e pós-venda relacionados.

A tecnologia seguirá tendo um papel fundamental no processo de vendas, permitindo ajustar e identificar o perfil do cliente ideal e melhorar sua experiência de compra. A tendência é que as empresas que dominarem a maior quantidade de tecnologias associadas ao seu processo de vendas, mesmo sem o melhor produto ou serviço, tenham ganhos significativos em relação a seus concorrentes. Se antes era possível que empresas tivessem ótimos resultados com modelos consagrados do passado, como o proposto por Carl Rhenborg, de 1940 o Marketing Multinível que proporcional o crescimento de milhares de empresas, agora a certeza é outra: Mudança constante em ciclos cada vez menores, para atender uma demanda crescente e exigente.

De acordo com a ONU, a população mundial deve alcançar cerca de 9,7 bilhões de pessoas em 2050, sendo boa parte delas nascidas em um ambiente digital pós-internet, portanto, consumidoras de tecnologia desde sempre. Tendo em vista esse cenário, empresas e pessoas que não se adaptarem e não utilizarem a tecnologia a seu favor poderão ficar para trás, perdendo oportunidades de crescimento e competitividade.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), espera-se que haja um aumento significativo na demanda por profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, com um crescimento estimado em mais de 300%. É importante estar sempre atento às novas tendências e ferramentas tecnológicas e fazer uso delas de forma estratégica para alcançar objetivos e melhorar a eficiência. Novas oportunidades estão surgindo em todos os setores, e todas envolvem a digitalização e o uso de IA – Inteligência Artificial.

“Em 30 anos, a humanidade será uma nova coisa, não mais o que a gente é”

(Martha Gabriel sobre a projeção de que os seres humanos se misturarão a máquinas e vice-versa)

André Moro Maieski – Sócio Fundador da Macke Consultoria e Tecnologia

Materiais relacionados

A importância das instituições financeiras de desenvolvimento no financiamento de longo prazo

As instituições financeiras de desenvolvimento são fundamentais para viabilizar projetos de longo prazo em setores estratégicos, especialmente em momentos de [...]

O que é um banco de desenvolvimento?

Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras voltadas para promover o crescimento socioeconômico, oferecendo financiamentos atrativos para projetos estratégicos. Diferem [...]

Startups: Brasil demonstra potencial no cenário global

O ecossistema de startups no Brasil tem evoluído rapidamente, impulsionado por avanços regulatórios como o Marco Legal das Startups (MLS), [...]

Castrolanda assegura R$ 153 mi da Finep com apoio da Macke

A Cooperativa Castrolanda, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, obteve um financiamento de R$ 153 milhões da Financiadora de Estudos e [...]