Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto no final de março, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin assinou a portaria de habilitação ao Mover (Programa de Mobilidade Verde e Inovação). Com isso, empresas do setor automotivo já podem ter acesso a créditos financeiros relativos a investimentos que contribuam para a descarbonização da frota de carros de passeio, ônibus e caminhões.
O Mover representa um passo em direção à modernização e ao crescimento sustentável da indústria automotiva nacional. Alckmin destacou durante a cerimônia a amplitude do programa, afirmando que se trata do maior estímulo já lançado para a mobilidade e descarbonização na história da indústria automotiva brasileira. Com ele, toda a cadeia produtiva será impulsionada, gerando empregos e renda.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também elogiou a construção do Mover como um modelo a ser seguido por futuros programas governamentais. Ele abordou a necessidade de medidas como a Reforma Tributária e o Plano de Transformação Ecológica para impulsionar ainda mais a indústria nacional.
A regulamentação do programa, que inclui uma série de atos normativos, promete estabelecer bases sólidas para a sua implementação. Entre esses atos, está a definição das alíquotas do IPI Verde e parâmetros obrigatórios para a comercialização de veículos novos, visando a eficiência energética, a rotulagem veicular, a reciclabilidade e a segurança.
Com um total de R$ 19,3 bilhões em créditos financeiros previstos entre 2024 e 2028, e a criação do Fundo Nacional para Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, o programa promete impulsionar a indústria automotiva brasileira para novos patamares de excelência e responsabilidade ambiental.
Para mais detalhes sobre a portaria de habilitação ao Mover e outras iniciativas relacionadas, entre em contato com a Macke Consultoria.