Evento discute investimentos no México, Brasil e Colômbia

O evento “Oportunidades de Investimento no México, Brasil e Colômbia” ocorreu nesta segunda-feira (24) no Business Center AMCHAM Brasil, em São Paulo. Com o objetivo de explorar as oportunidades de investimento entre os três países, o encontro destacou vantagens competitivas, perspectivas econômicas e ambientes empresariais. A VBR Brasil organizou o evento em colaboração com o Consulado Mexicano da Secretaria de Relações Exteriores do México no Brasil, Amcham-Brasil, Matrix Energia, SB Crédito e Macke Consultoria, que reuniu especialistas de diferentes áreas.

A Macke Consultoria participou ativamente do evento, representada pelos sócios Rosana Nishi e Brendo Ribas. Ao lado de Wesley Figueira e Ricardo Furquim da VBR Brasil, eles compartilharam insights sobre como aproveitar incentivos para investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. A palestra ofereceu uma visão clara sobre as melhores práticas e oportunidades de captação de recursos do BNDES e Finep para projetos inovadores no cenário atual.

“O evento fomentou o intercâmbio cultural e de conhecimento entre os países da América Latina, trazendo diversas oportunidades de investimentos e incentivos fiscais para os próximos anos,” destacou Brendo Ribas, sócio da Macke Consultoria.

Rosana Nishi complementou afirmando que “é notável como o Brasil se destaca ao possuir instituições de fomento altamente consolidadas como o BNDES e a Finep. Essas entidades são essenciais para impulsionar projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, promovendo o avanço do país em diversas áreas.”

O evento foi organizado em quatro blocos temáticos: “Perspectivas do Brasil” (VBR & Matrix Energy), “Vantagens Competitivas da Colômbia” (JA Del Río & ProColombia), “México como Plataforma de Expansão para a América do Norte e América Latina” (Consulado do México & JA Del Río), e “Incentivos para Investimentos no Brasil” (VBR & Macke Consultoria).

Para Wesley Figueira, organizador do evento, o encontro foi bastante esclarecedor em termos das comparações entre as diversas tributações desses três países. Também esclarecedor sobre os incentivos que os países dão, e os requerimentos para incentivos fiscais. “Fica claro que a despeito de nossos muitos problemas tributários, temos uma vantagem comparativa boa, não só por conta do tamanho do nosso mercado, mas por questões importantes, como uma tributação agregada de IR (e no Brasil, da CSLL) que, somada à isenção de tributos na distribuição de lucros e dividendos, nos coloca numa posição boa, comparativamente a essas outras economias. Além disso, o BNDES e a FINEP, como bem pontuaram os colegas da Macke, oferecem condições bastante boas para financiamento de P&D e novos projetos, no Brasil, sem distinção entre a origem da empresa – se de capital nacional ou não” completa.

O evento proporcionou uma visão abrangente sobre as oportunidades de investimento e colaboração, destacando a importância da cooperação econômica e empresarial entre essas nações. A presença da Macke Consultoria reforça seu compromisso em fomentar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e a sua posição global, além de fortalecer laços com parceiros internacionais.

Leia a matéria completa no portal Valor Econômico.

Materiais relacionados

BNDES: crédito para projetos de inovação tecnológica

Entenda sobre captação de recursos do BNDES com a Macke Consultoria. O texto abrange quem pode solicitar o financiamento, os itens [...]

BNDES: de onde vêm os recursos para financiamentos

Você já se perguntou de onde vêm os recursos do BNDES? Descubra neste texto quais são as principais fontes de [...]

Programa Mais Inovação: BNDES e Finep

O programa Mais Inovação pode impulsionar os projetos da sua empresa com condições atrativas de financiamento. Leia nesta matéria mais [...]

Programa Mover é sancionado pelo Presidente

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sanciona, nesta quinta-feira (27), a lei que cria o programa de [...]